FIOS FLUXADOS PARA SOLDADURA POR ARCO COM BAIXO TEOR DE HIDROGÉNIO DUAL SHIELD® PRIME DA ESAB  DISPÕE DE COSTURAS SOLDADAS A LASER PARA COMBATER A ABSORÇÃO DE HUMIDADE

11/11/2019

A Dual Shield® Prime da ESAB é uma família de fios fluxados integrados, com baixo teor de hidrogénio (H4) e sem revestimento de cobre que combatem a absorção de humidade em ambientes húmidos, proporcionado uma resistência contra impactos de até -60 oC. Testes executados de acordo com as normas da AWS indicam um nível inicial de hidrogénio difusível de 2,17 ml por 100 g de metal de solda depositado. Comparativamente, após uma semana de exposição com uma HR de 90% a 30 oC, o Dual Shield Prime indicou apenas 2,35 ml de hidrogénio difusível.

“Selamos as costuras a laser para que não haja qualquer hipótese de o Dual Shield Prime absorver humidade.” - afirma Neil Farrow, Global Product Manager, Flux Cored Wires, ESAB. “Mesmo depois de períodos de armazenamento e exposição longos, estes fios H4 mantêm as suas propriedades de hidrogénio reduzido. Quando os procedimentos o permitem, o baixo nível de hidrogénio difusível do Dual Shield Prime pode eliminar ou reduzir as necessidades de pré-aquecimento.”

Os fios Dual Shield Prime são especialmente adequados para aços de elevada tração e para aplicações que exigem resistência contra impactos a baixas temperaturas, em particular nas indústrias naval, offshore, de óleo/gás e de processamento. Todos têm a aprovação da ABS, com uma aprovação adicional por produto, incluindo aprovação da BV, para os graus de H4 81Ni1.

Utilização fácil pelo operador

Os utilizadores em estaleiros navais e empresas de construção civil relataram que o Dual Shield Prime produz um arco muito suave, com soldas quase sem salpicos e remoção fácil da escória, uma consideração importante em aplicações multipasse. Com uma transferência tipo pulverizador, os operadores podem facilmente manipular e controlar a poça de fusão, obter uma boa humidificação com ligação nas extremidades da solda e conseguir uma boa penetração.

Sem revestimento de cobre

O Dual Shield Prime é um fio sem revestimento de cobre. Portanto, não são produzidos flocos de cobre que possam contaminar os alimentadores de fio, os revestimentos, as tochas e as pontas de contacto com partículas de cobre. O resultado é uma alimentação sem problemas, uma estabilidade elevada no processo, um consumo reduzido de peças de desgaste e propriedades de soldadura superiores. Associadas ao menor hidrogénio difusível, estas propriedades valorizam ainda mais a melhor produtividade, os menores custos de soldadura e as soldas de qualidade superior já existentes.

Produtos Dual Shield Prime

A ESAB disponibiliza o Dual Shield Prime em duas composições e diâmetros diferentes de 1,2 a 1,6 mm:

  • Dual Shield Prime 71 LT H4. Para aço macio e aço de elevada tração da classe 490N/mm2 para serviço a baixa temperatura; usa gás de proteção Ar/CO2 ou CO2 a 100%. 
  • Dual Shield Prime 81Ni1M H4. Concebido para soldar componentes de aço espessos e para resistência contra impactos a temperaturas de até -60 oC; usa gás de proteção Ar/CO2. 

Os fios fluxados para soldadura por arco (FCAW) Dual Shield Prime dispõem de costuras seladas a laser. Mesmo depois de períodos de armazenamento e exposição longos, estes fios H4 mantêm as suas propriedades de hidrogénio reduzido.

ESAB DUAL SHIELD
x

x

Loading..